Olá! Bem-vindo a mais uma edição da Internet num Telegrama, uma newsletter da Nevoazul sobre meios e mensagens. Esta é a nossa forma de partilharmos contigo aquilo que vamos descobrindo quando estamos online. Obrigada por subscreveres!
Nesta newsletter escrevemos sobre:
Como o excesso de informação não significa abundância de conhecimento
A aplicação que te ajuda a separares as newsletter do email
Um curso para transformar leituras em ideias
…e muito mais!
Nem tudo o que é informação, chega a conhecimento
Qualquer mente curiosa que se preze, não hesita em investigar, questionar e aprofundar conhecimentos, mas entre as 300 horas de vídeo publicadas a cada minuto no YouTube e o 1 milhão de artigos publicados no Medium por dia, será possível continuar a expandir o cérebro, sem o sobrecarregar?
“A quantidade de tempo que temos durante as nossas vidas é óbvia”, escreve Anne-Laure Le Cunff, “mas raramente pensamos sobre a energia mental que precisamos para compreender, aprender e relembrar um pedaço de informação”. Uma das razões porque continuamos a tentar acompanhar esse fluxo insustentável de conteúdos é por associarmos o excesso de informação disponível ao conhecimento que podemos adquirir. Apesar de haver verdade nessa ideia, ela pode motivar uma falsa sensação de sabedoria.
Clay Johnson usa a metáfora da alimentação saudável para questionar o modo como lidamos com esta abundância de conteúdos. "Sabemos que somos produtos daquilo que comemos. Porque não haveríamos de ser produtos da informação que consumimos?"
É aqui que entra o conceito da ignorância selectiva. Pode parecer contraditório, apoiarmo-nos no oposto da sabedoria para a alcançar, mas assumir uma atitude crítica em relação à informação é uma estratégia de proteção, um mecanismo para te salvaguardares do ruído digital.
Independentemente de qual seja o tamanho da tua Internet - quer se resuma aos sites do costume ou esteja em expansão, precisas de delinear o mapa do teu consumo de informação. Quem são os teus curadores e onde os podes encontrar? Em que fontes podes confiar? Como podes manter-te informado sobre o teu bairro, mas também sobre o que se passa do outro lado do mundo? Onde vais encontrar uma comunidade criativa que desafie a tua imaginação? Responderes a estas perguntas vai ajudar-te a alimentares melhor a tua mente.
Podes não sentir o teu cérebro tão cheio, mas ele vai certamente ficar mais esperto.
Ferramentas sobre consumo informativo
Stoop | Uma aplicação para separares as newsletters dos emails
How to go on an Information Diet | Consumir informação sem ansiedade
The PARA method | Um sistema universal para gerir informação digital
From Collector to Creator | Um curso para transformar leituras em ideias
Notion Office Hours | Como podes criar um centro de conhecimento no Notion
A Quantified Self Setup | Uma fórmula para analisares o teu consumo mediático
Como controlas a tua dieta informativa?
Consegues ler as newsletters que subscreves?
Sentes que a informação que consomes é escolhida por ti?
O que apela mais à tua curiosidade: podcasts, artigos ou vídeos?
Junta-te à discussão e partilha connosco links, pensamentos, podcasts ou artigos que aches relevante sobre este tema. Queremos que esta simples caixa de comentários se transforme numa comunidade de pessoas curiosas sobre a forma como comunicamos. Também queremos ficar a conhecer quem está desse lado do ecrã :)
Até já!
Inês 🌿