Os colecionadores

Ou como somos arquitetos, jardineiros ou bibliotecários

Olá! Bem-vindo a mais uma edição da Internet num Telegrama, uma newsletter da Nevoazul sobre meios e mensagens.
Obrigada por subscreveres!


Nesta newsletter escrevemos sobre:

  • Como organizar informação

  • Colecionar conhecimento

  • O valor daquilo que adquirimos

Os colecionadores

George R.R. Martin, o escritor da saga Song of Ice and Fire que originou a série Game of Thrones, disse, numa entrevista, que existem dois tipos de escritores: os arquitetos e os jardineiros. Os primeiros, estruturam e escrita como se fosse um edifício em construção, os segundos, plantam a semente, regam a terra e deixam a inspiração fluir, alimentando-a sem a controlar. “Sou muito mais um jardineiro, do que um arquiteto” - esclareceu o autor, sobre a forma como escrevia.

A metáfora despertou empatia e começou a ser usada para distinguir tipos criativos, empreendedores e até modos de ensino. Adaptando esta categorização à forma como se lida com a informação que guardamos - quer seja a passagem de um livro ou notas sobre uma palestra - Anne-Laure Le Cunff acrescentou mais uma profissão à equação: o bibliotecário. Se o arquiteto estrutura informação através de processos e o jardineiro faz crescer ideias numa teia de pensamentos, o bibliotecário encontra prazer no ato de colecionar e categorizar conteúdos.

Aplicações como o Notion, Roam, Obsidian ou Evernote ajudam a criar um segundo cérebro em torno das notas recolhidas, mas deliniar um objetivo ou, neste caso, subscrever os princípios de uma das categorias, dá a esses apontamentos um propósito. É essa intenção que vai definir o porquê de se selecionar determinada citação, frase, ideia ou imagem. Em caso de dúvida, há sempre a sugestão do Tiago Forte de aliar a metodologia do arquiteto, a dedicação do jardineiro e os recursos do bibliotecário. A esse sistema ele chamou a fábrica.


5 artigos sobre colecionar informação


Que tipo de colecionador és tu?

  • Identificas-te mais com o conceito de arquiteto, jardineiro ou bibliotecário?

Junta-te à discussão e partilha connosco links, pensamentos, podcasts ou artigos que aches relevante sobre este tema :)

Leave a comment

Até já!

Inês 🌿


A Nevoazul é uma revista anual sobre como comunicamos dentro e fora da Internet. A revista é feita no Porto, mas podes encontrá-la à venda em várias partes do mundo. Para te agradecermos por subscreves esta newsletter, tens 30% de desconto na compra de qualquer edição da revista. É só usares o código #telegrama no checkout do site.