Joana Pestana é designer, investigadora e docente na Universidade da Maia e Universidade Católica do Porto. Desenvolve projetos comissariados e auto-iniciados entre o cruzamento das novas literacias e o design, nas temáticas da vigilância, misticismo e tecnologia.
Para a newsletter da Nevoazul, Joana Pestana leva-nos numa visita de estudo pelos cenários biométricos e especulativos da Inteligência Artificial. O caminho espera-se sinuoso, os ouvidos querem-se atentos - mais do que uma viagem às grutas de aprendizagem dos algoritmos de computação, este é um passeio sonoro repleto de possibilidades (quase) inimagináveis.
Passeios pela Internet, com Joana Pestana
exposing.ai
Tornado público em 2021, o site exposing.ai, de Adam Harvey e Jules LaPlace, deriva do projeto MegaPixels (2017-2020) dos mesmos autores. Exposing.ai sistematiza anos de pesquisa sobre training datasets de imagem usados para o reconhecimento facial e outras tecnologias de análise biométrica.
Excavating AI
Excavating.ai, de Kate Crawford e Trevor Paglen, é um ensaio auto-publicado para acompanhar as exposições "Training Humans" (2019) e "Making Faces" (2020) com a curadoria dos autores. Excavating.ai expõe e discute a política subjacente aos processos de categorização, protocolos de consentimento e características das imagens utilizadas para treinar a aprendizagem automática.
Speculative Voicing
Speculating voice (2022) é uma plataforma online que organiza os outputs da investigação da designer Amina Abbas Nazari sobre a natureza das vozes utilizadas em sistemas de conversação potenciadas por inteligência artificial.
Estiveste a ler a segunda edição do Passeios pela Internet. As recomendações foram da Joana Pestana que, gentilmente, aceitou o nosso convite para partilhar três websites que remetem para o conceito de empatia, conhecimento ou inclusão, os temas da Nevoazul 4. Voltaremos em breve para mais viagens virtuais em boa companhia.
Até já,
Inês 💫